terça-feira, 1 de julho de 2014

Pense fora do limite

Aloha

Percebe-se que muitos homens estão se alienando cada vez mais em suas próprias ideias e emoções tudo por um resultado excelente para eles, mas que afinal, eles merecia muito mais. É, basicamente, se contentar com o pouco.

"Só sei que nada sei" 
 - Sócrates.

Sabe o que Sócrates quis dizer com essa frase?
Ele diz que, a sabedoria ultrapassa nossos limites e não temos como perceber o seu fim. O sábio é um eterno aprendiz. Nunca está satisfeito e está sempre em busca de respostas, sejam elas respondidas ou não.

Acontece que muitos homens vão em busca do seus sonhos, mas esquece de enxergar a realidade. Eles são atraídos pelo desejo e a vontade irracional de alcançar sua meta. O que é certo, o homem está sempre buscando realizar sua meta por ter uma determinada vontade, uma força explosiva de dominação para ter a glória no final. Mas esse mesmo homem pode ter mais do que isso. O verdadeiro homem confia na sua força e possui a racionalidade de ir buscar além do que ele é capaz. Por exemplo: você está doido para comprar um carro, talvez, esse seja o carro do seu sonho. Mas, acontece que por esse desejo acima do seu nível de intelecto, você acaba desperdiçando um dinheiro que poderia ter economizado até mesmo para dar a entrada em um carro de luxo ou em dois carros qualquer. Claro, o homem seguiu seu sonho e comprou o carro que ele tanto desejava.

Veja que nessa situação, o homem seguiu sua emoção e desejo e comprou seu carro. Mas será que ele pensou nas opções que poderia ter ou até mesmo no investimento que ele poderia realizar? Esse é o propósito de se pensar fora da caixinha. Pensar fora da caixinha pode ter várias interpretações, mas no caso, seria ele pensar além do que suas emoções e seus desejos dizem.


Algo que mais se percebe isso é em vestibulares. Pessoas que tem sonhos, mas que não querem esforço, mesmo sabendo que é difícil e complicado chegar até seu sonho. No caso, as pessoas tem aquele mundo fechado por pensar em prestar sempre nas universidades mais perto de suas casas. O desejo começa a desaparecer quando invade a sua zona de conforto de tal forma que faz a pessoa a ir pelo lado pior, o lado onde se tem apenas um diploma qualquer. Tem aqueles também que procura entrar nas melhores do país, talvez esses são os inovadores e que procuram a oportunidade e não espera ela cair do céu como um milagre. Mas ao mesmo tempo, tem outros que querem mais. O desejo de estudar nas melhores do mundo, onde para alguns, isso seria impossível.

Não sei o que se passa na cabeça de muitos estudantes, mas digo isso com base no que eu penso, pois também sou estudante. Eu não consigo aceitar estar na mesma situação sempre. Eu não consigo me imaginar ter cursado 5 anos da minha vida em uma universidade sem ao menos ter viajado para outros países, conhecer novos idiomas, aumentar meu intelecto, procurar novas oportunidades...
Você, leitor, se imagina sendo funcionário pelo resto de sua vida? ou sendo um patrãozinho qualquer?

O sábio de verdade está sempre em busca de aprendizado, ele sempre será um aluno. Deve ser difícil chegar a velhice sem ter objetivos, planos e vontades realizadas. Deve ser triste, você saber que teve muito tempo para estudar, para procurar lidar com seus próprios pensamentos, mas que jogou tudo pro ar por conta de pequenas coisas.

Hoje, nós temos muitas oportunidades, algumas que nos bloqueia, outras que nos liberta para a sabedoria. O que acontece é que, você pode estar no total controle e foco em atingir um objetivo x. Mas esse objetivo x pode ser a porta de entrada para um objetivo y, h, i, enfim. Não se tem um limite, não tem uma superfície além de seu próprio bloqueio mental. Do que adianta, você procurar a sabedoria, obter e aplicar em sua vida com pequenas coisas?
Nascemos com o dom de sempre ter mais. O mesmo vale para homens que querem evoluir em suas vidas. O homem possui uma massa gigante para ajudá-lo, mas esse mesmo homem fica alienado na mesmisse de sempre estar fazendo a mesma coisa, com dúvidas sempre no mesmo ponto, e rodeado por pessoas iguais a ele. Assim, esse homem não vai evoluir.

Ser escravo do próprio pensamento, ficar preso na mesma situação de vida, ter apenas o necessário, isso não é uma forma sábia de se conquistar a felicidade. Ter o mesmo estilo de vida e direcionamento:
Nascer>Brincar>Estudar>Trabalhar>Aposentar>morrer?

Um estilo de vida é mais do que pensar grande, é aproveitar cada momento. Além disso tudo, o amor é uma ferramenta que nos possibilita alcançar estados espirituais nunca visto por você. A imaginação como berço de uma criança é a porta de um mundo que não sentimos, mas vivemos sem saber qual é nosso propósito.



Imagine do que seria nós se não fosse gênios em busca da sabedoria rumo a glória? são os verdadeiros artistas do conhecimento.
Pense no que você é capaz, após pensar no que você é capaz, pense no que é capaz do você pensou... Isso vai te mostrar algo sem fim. Precisamos usar nossa mente para crescer e não deixar ela no mesmo lugar, na mesma situação, mesma rotina. Não existe a falta de aprendizagem, você é capaz de aprender e ser qualquer coisa, o que lhe falta é falta de interesse. Ninguém nasce sendo médico, engenheiro, advogado. A pessoa ao longo da vida começa a ter amor, interesse, satisfação por exercer aquilo. Ter uma profissão é somente um nome para um trabalho. Pessoas de cargos altos tem melhores salários por estar fazendo algo que o resto não faz ou não consegue por falta de prazer.

Olhem para o universo e compare com a sabedoria. É infinita, não existe um limite. Somos monstros da própria criação.
Qualquer um é possível ter êxito naquilo que está disposto a fazer, mas nada vale se não tiver amor, satisfação e desejo de sempre está em busca de algo mais. Veja um exemplo de pessoas que lutaram por estar querendo sempre mais e tiveram amor por suas ideias: Albert Einstein (Física), Mahatma Gandhi (liberdade). Ayrton Senna (Fórmula 1), Beethoven (Música) dentre vários outros.

E, para finalizar esse artigo, eu vou deixar o vídeo de um comercial da nike. Nele, o Ayrton Senna diz algo que está mudando minha vida: "Sempre faça tudo com muito amor e com muita fé em Deus ..."



Não existe um estado único e profundo além de nossa imaginação. Nem o sonho é capaz de nos aprofundar nisso, e sim, somente nós próprios no eu superior.


0 comentários:

Postar um comentário